HIDROTERAPIA.

HIDROTERAPIA

É o tratamento das afecções do organismo através do uso da água. Além do seu valor como elemento indispensável à vida, possui qualidades restauradoras dos equilíbrios do organismo, fazendo-o reagir e restabelecer a saúde plena, pela regulação térmica e eliminação das toxinas através da pele ou dos sistemas de excreção. Além de suas qualidades refrescantes, purificadoras e revigorantes, a água tem inúmeras aplicações medicinais; em compressas, fricções, clisteres (lavagem intestinal), banhos completos e parciais, sauna, duchas e vaporizações, ela constitui um eficiente meio de tratamento para doenças, tanto agudas como crônicas. As indicações são múltiplas e as técnicas simples, destes amplos recursos hidroterápicos citaremos alguns dentre os usados no programa de desintoxicação orgânica que será prescrito conforme a necessidade individual. Os banhos aqui apresentados são poderosos remédios para a debilidade e o desequilíbrio nervoso. Pelas ramificações do sistema nervoso não há qualquer parte do corpo que não sinta os benefícios.

imagem-lateral-hidroterapia-vox-vitae

BANHO VITAL

Este é um tratamento derivativo por excelência. Por derivativo deve-se entender a propriedade de levar o organismo a carrear para as áreas de eliminação as toxinas acumuladas nos órgãos. É uma das mais eficazes aplicações da hidroterapia, isso porque é a maneira mais direta de atuar, ao mesmo tempo, nos sistemas circulatório e nervoso, nos órgãos excretores e genitais. Durante o banho, a base da medula espinhal está imersa na água absorvendo o potencial termo físico da água e o transmite a todo o sistema nervoso, renovando a força vital e a reação do organismo contra a doença. O tratamento, que compreende a fricção de água fria no baixo ventre, promove tal resfriamento no local que provoca uma reação de aumento da circulação sanguínea. Este sangue vindo de todas as partes do organismo, traz toxinas que serão “deixadas” nesta região do corpo (intestinal e urinaria) gerando a eliminação desejada. A água fresca e natural irradia os seus benéficos e eflúvios a todo o sistema nervoso e proporciona uma nova restauração vital do corpo e da mente, e o alívio de muitos sintomas incômodos.

imagem-lateral-banho-vital-vox-vitae

BANHO NOS PÉS 

ALTERNADOS (Quente e frio ) – Imersão dos pés e tornozelos alternadamente na água quente e fria. Indicado no tratamento de má circulação sanguínea periférica e varizes; proporciona bom estimulo à circulação, por reeducar as artérias e veias a se dilatarem e contraírem alternadamente. O aumento da circulação sanguínea ajuda; ativar o suprimento de oxigênio e nutrientes para as células do corpo, apressar a remoção de impurezas e a aumentar a atividade das células brancas. Indicado também para aliviar dores de cabeça, infecções localizadas, artrite, etc.

ESCALDA – PÉS
Banho local, básico de todos os tratamentos, que cobre os pés e tornozelos em água quente. Pode ser feito sozinho ou estar associado a outras terapias. Afeta a circulação do corpo inteiro, o calor dilata os vasos sanguíneos dos pés, o que faz com que o sangue de outras partes do corpo mova-se para os pés aliviando a congestão de sangue no cérebro; proporcionando alivio imediato para dores de cabeça, nos pulmões; previne ou elimina resfriados gripes ou tosses,nos órgãos abdominais; aliviando congestão do aparelho digestório; alivia também fadiga e tensão nervosa.

imagem-lateral-banho-vital-vox-vitae

LENÇOL GELADO 

Procedimento no qual a pessoa é embrulhada em um lençol gelado e molhado, e em seguida por uma coberta seca. Esta terapia dilata os poros, ajuda a eliminar toxinas, regula o aquecimento e esfriamento do corpo para controlar a temperatura (baixar a febre), alivia congestão interna, relaxa os nervos produzindo um grande bem estar; efeito sedativo marcante; induz a um relaxamento e sono profundo; pelo grande efeito derivativo, este tratamento torna-se um método eficaz de desintoxicação.

imagem-lateral-lencol-molhado-vox-vitae

SAUNA/ BANHO DE VAPOR

Tratamento de aquecimento no qual o corpo esta cercado de ar úmido e quente. Neste banho, todo o corpo fica submetido ao vapor, menos a cabeça do paciente. É um tratamento eficaz para conservar e recuperar a saúde, por seus diversos efeitos terapêuticos. Entre os inúmeros benefícios da sauna podemos conferir: ativa a circulação sanguínea, devido ao contraste entre o calor da sauna e das duchas frias que se intercalam, aumenta poderosamente as autodefesas, por produzir uma “febre artificial” ou “febre curativa” na pele, isto é, calor externo, e destrói a febre interna das vísceras, com isso cresce a resistência às infecções, purifica o sangue pela transpiração abundante, eliminando matéria toxica pelos poros como: ácido úrico, sais minerais inorgânicos, etc, acelerando o programa de desintoxicação, alívio de dores na coluna, promove a hidratação da pele e desobstrução dos poros, combate o stress. Além disso, relaxa a musculatura, limpa e desobstrui as vias respiratórias, combatendo doenças deste mesmo sistema.

imagem-lateral-sauna-vox-vitae

TÉCNICAS DE PURIFICAÇÃO DO INTESTINO (CLISTER)

Há muito tempo que o intestino é o órgão mais ignorado e menos apreciado do corpo humano, mas hoje sabemos que ele não é responsável somente pelo trabalho sujo: nosso intestino está no âmago de quem somos. Nosso tubo digestivo, feioso, na obscuridade abdominal, capaz de produzir gazes e fezes, é na verdade um “segundo cérebro” sensível, pensante, emocionável, irritável e magoável. Além de ter memoria emocional, é capaz de emitir sinais transmissores sutis ao cérebro branquinho lá em cima, na cabeça, por isso o que temos no intestino pode influenciar nosso pensamento e nossa felicidade. A ciência já comprovou que o uso de tranquilizantes ou terapia pode fazer uma pessoa melhorar no âmbito psicológico, mas se nada mudarem no seu estilo de vida principalmente na alimentação, os intestinos destes mesmos indivíduos continuarão a apresentar suas próprias psiconeuroses. O clister é considerado um verdadeiro pronto-socorro contra varias doenças principalmente as infecciosas (febris). Em todo programa de desintoxicação, o organismo através das varias terapias, ira empurrar principalmente para o intestino grosso, as toxinas, os dejetos do metabolismo e outras substancias prejudiciais para se ver livre destes “inimigos internos”. Por este motivo é primordial a lavagem intestinal, medida que traz um grande bem estar e sensação de leveza. O clister ou a lavagem intestinal, é útil no combate a muitas moléstias; obstipação intestinal crônica, intoxicação alimentar ou medicamentosa, gases, diarreias, febres, no programa de desintoxicação é de grande valia para acalmar, limpar e aliviar o paciente.

imagem-lateral-lavagem-instetinal-vox-vitae
logo-rodape-vox-vitae

Mais saúde e bem estar.